26 de jun. de 2008

Doce Mel


Velho conhecido da humanidade, o mel é um dos alimentos mais antigos por nós consumido. Evidências de seu uso pelo ser humano aparecem desde a Pré-história, com inúmeras referências em pinturas rupestres e em manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma.
Maravilha silvestre, prodígio das tenazes abelhas, o mel é possível em inúmeras variedades. Aspectos como região, condições climáticas e origem do néctar coletado pelas abelhas (em suas diferentes espécies) vão determinar o tipo, o aroma, coloração, viscosidade e sabor do mel resultante. Quando o mel cristaliza é sinal de que é puro, e mesmo cristalizado é tão bom quanto o mel fino. O mel cristalizado deve ser afinado em banho-maria para não perder suas propriedades nutritivas.

Se primordialmente o mel era utilizado quase sempre apenas como um adoçante natural – os romanos apreciavam muito suavizar o vinho com ele -, ao longo do tempo o gênio humano e a gradual sofisticação do seu paladar trataram de encontrar novos usos para o alimento. O hidromel, por exemplo, é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água (a proporção da produção é de uma parte de mel e duas de água). Já o pão-de-mel é um dos preparos mais populares, na verdade uma espécie de bolo enriquecido por várias especiarias. Ainda no quesito doces, são bens comuns a bala de mel, a bolacha e o pudim.

Contemporaneamente o mel entra inclusive na elaboração de pratos salgados. Um vinagrete de mel fica uma delícia temperando uma salada de folhas nobres como radicchio, endívias, pupunha em espaguete, cubos de manga e lascas de rabanete. Também dá cor e sabor a frango assado, lombo de porco, tender... . Uma das minhas especialidades é a terrine salgada de queijo cottage e mel, que gosto de apresentar guarnecida por uma bela fatia de favo. Fica elegante e gostosa, perfeita como entrada ou mesmo prato leve para um almoço ou jantar.


. Pudim de Mel

Ingredientes: 1/2 quilo de farinha de rosca; 2 copos de mel; 6 ovos; 1 pacotinho de canela. Modo de fazer: Misture tudo até obter uma massa bastante mole. Leve ao forno quente, em banho-maria, durante meia hora. Sirva gelado.


. Lombo de Porco Estufado com Alecrim e Mel

Ingredientes: 1 kg e 1/2 de lombo de porco; 2 cebolas; 2 doses de vinho branco; 3 dentes de alho;1 haste de alecrim fresco; 1/2 colher de café de canela em pó; 1 dose de azeite; 1 pitada de noz-moscada; pimenta-do-reino moída na hora; 2 colheres (sopa) de banha; sal quanto baste; 2 colheres (sopa) de mel. Modo de preparar: Tempere a carne com sal, pimenta, canela e um pouco de noz-moscada. Deixe pegar gosto durante 1 hora. Pincele a carne com o mel. Numa panela grossa aqueça o azeite, a banha e os alhos picados. Junte a carne e aloure-a de ambos os lados. Junte o vinho branco, as cebolas cortadas em meias-luas finas e o alecrim. Tape a panela e cozinhe em fogo brando até a carne ficar macia e o molho apurado. Se necessário, junte pequenas porções de caldo de carne. Corte em fatias e sirva acompanhada com arroz e purê de batata.

0 comentários: