8 de jul. de 2008

LEVE E MACIO

Os tempos de frio naturalmente inspiram o consumo de alimentos que aquecem e reconfortam o corpo, proporcionando uma agradável e aconchegante sensação de bem estar. Além das sopas, caldos e chás, também caem muito bem nas estações mais frescas do ano os mingaus e creminhos para tomar de caneca ou a colheradas mesmo.

Mingau é algo que remete diretamente à infância, né? Quando a criança já está em fase de desmame, a sua introdução à alimentação sólida geralmente acontece através das papinhas doces e salgadas (tipo maçã raspada com a colher, banana amassada no garfo, mix de legumes processados...) e com um mingauzinho de leite levemente engrossado com amido de milho, para ser tomado de mamadeira ou levado à boquinha após ser devidamente assoprado pela mãe, para não queimar o bebê. Tem gente que sente tanta saudade desse gostinho da mais tenra infância que ainda hoje, mesmo já adulto, ainda prepara para si esse delicado mingauzinho. Aliás, outros mingaus que as crianças também sempre gostam é o de farinha láctea e de farinha de arroz.

Em alguns países do mundo o mingau faz parte do café-da-manhã, por ser uma comida leve e por isso mais que propícia a figurar como uma das primeiras refeições do dia. Mingau clássico é o de aveia, esse porém já bem mais apreciado pelos adultos. O mingau de aveia é sempre melhor tomar logo que ele é feito, senão fica grudento quando esfria. E fica ainda mais gostoso com canela, mel e uvas passas.

Uma espécie de mingau típico na alimentação brasileira é o pirão, feito da mistura de farinha de mandioca com caldo de carne, ave ou peixe que irá acompanhar. Pode também ser preparado apenas misturando-se a farinha à água e sal. O pirão escaldado é feito com uma porção de caldo de peixe ou de carne derramado sobre a farinha de mandioca. Ele é de origem indígena, preparado desta maneira desde antes do descobrimento. Já no pirão cozido ou mexido a farinha vai sendo lançada no caldo quente até que tome a consistência desejada.

Em época de festas juninas é tradicional o consumo de arroz-doce, curau mole, chocolate-quente cremoso e canjica, que dependendo da textura do milho cozido e da quantidade de leite também vira um mingau. O arroz-doce tanto pode ser aquele simples, caramelado, quanto a versão que leva raspas de limão e gema de ovo. Já o curau não pode ser muito duro, senão vira uma mera polentinha acanelada.

Receitas

Mingau de mandioca

Ingredientes: 1 kg de macaxeira; 600 g de carne moída; cebolinha picada a gosto; coentro picada a gosto; 3 tomates maduros; 1 pimentão verde; 2 cebolas médias; três dentes de alho picados; pimenta-do-reino a gosto; sal Q.B.. Modo de preparo: Descasque a mandioca, coloque água até cobri-la e coloque para cozinhar. Deixe esfriar e reserve. Tempere a carne, em seguida refolgue com alho e óleo sempre mexendo até a carne ficar soltinha. Acrescente os outros ingredientes. Passe toda a mandioca com um pouco da água no liquidificador, coloque na panela da carne mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo, coloque a cebolinha e o coentro e sirva.


Mingau de batata-doce

Ingredientes: 1 prato de batata-doce cozida e amassada (com cascas); 3 xícaras de leite em pó; 3 colheres (sopa) de açúcar; 300ml de água; 1 colher (sobremesa) de maisena; 1 pitada de sal. Modo de preparar: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e depois leve ao fogo para cozinhar um pouco.

0 comentários: