28 de mai. de 2008

O Banquete de Casamento

No sábado dia 24 de maio fui o responsável pelo banquete de casamento de um casal de noivos integrantes de duas tradicionais famílias penapolenses, aqueles das opções de cardápios que eu já tinha mencionado em postagem anterior abaixo. Jovens e bem-sucedidos, residentes em São Paulo e freqüentadores habituais de bons restaurantes, eles decidiram que serviriam aos seus 200 convidados um menu bem diferenciado. Como trabalho com cardápios personalizados, a primeira providência foi conferir com os noivos suas preferências gastronômicas e a expectativa em torno da festa, bem como, claro, a previsão de custos. Feito isso elaborei - como é minha praxe - três opções de menu incluindo as entradas, que eram as mesmas para todos eles. Deixando o lugar comum, dispensei frango e massas no jantar; coloquei salmão, carne-de-sol e filé de lombo suíno, com diferença de preço para baixo nesta última opção.
O casal gostou bastante do menu que tinha salmão, mas como ficaram em dúvida se todos os convidados consumiriam peixe preferiram a opção 2, com carne-de-sol grelhada na manteiga de garrafa. Aproveitando que estariam em Penápolis em determinado final de semana, marcamos a degustação das comidas por eles pré-escolhidas: Salada de folhas nobres ao vinagrete de mel; Berinjela em caponata; Arroz de lentilha ao perfume de canela; Filé mignon de sol; Purê de banana-da-terra; Farofa de farinha d’água com manteiga de garrafa e salsa. Não preparei o Brownie de chocolate ao couli de frutas vermelhas que coloquei como sobremesa nos três cardápios, porque eles já conheciam, nem as entradinhas que foram: Terrine de funghi ao molho de manga; Terrine de kani com geléia de abacaxi; Terrine de cottage e favo de mel; Vichysoisse; Gazpacho; Canapé de polenta assada com ragú de shitake; Quibe cru de salmão ao pesto de hortelã; Bocadinho de queijo coalho ao melado de cana; Mix de frios e frutas; Sanduichinho de gorgonzola e passas brancas; Sanduichinho de tomate seco; Mini-cuscuz de siri; Pães variados.
Os noivos aprovaram a comida, pediram também arroz branco e pensaram em servir o jantar empratado, mas esbarramos na logística entre a quantidade de pessoas e o número de garçons necessário para que todos comessem ao mesmo tempo, ficando então com o serviço à americana. Apenas o Brownie foi empratado, assim como o bolo confeccionado pelo pai do noivo, proprietário da Confeitaria Delícia. O casamento aconteceu no Spaço Festas do Penápolis Shopping Center e a grande maioria dos ingredientes e matéria-prima eu adquiri de fornecedores da cidade, o pouco restante em Araçatuba e Birigui. Em termos de dificuldade tive problemas apenas com os mini-pães dos sanduichinhos, que encomendados não foram feitos exatamente do tamanho que pedi. Eles, a vichysoisse, o gazpacho, o quibe cru de salmão, o canapé de polenta e shitake e o bocadinho de queijo coalho servi como finger food, ou seja, cada convidado pegava com a mão a tacinha, porção ou palito. O inusitado do menu fusion mesclando influências italiana, francesa, espanhola, árabe, americana e brasileira (nordestina) agradou prazeirosamente os comensais, a considerar os comentários que chegaram até o chef.
E para os recém-casados uma pequena surpresa: só para eles preparei especialmente aquele salmão em crosta de gergelim que tinham tanto gostado na opção 1 de cardápios.

0 comentários: