30 de mai. de 2008

Sabor Alcóolico



Além de antecipar refeições como aperitivo, abrindo o apetite e aguçando o paladar para o que virá, e acompanhar pratos de acordo com os ingredientes que o compõem ou o modo de preparo, muitas bebidas são matéria-prima para uma grande variedade culinária.Principalmente na alta gastronomia, bebidas alcoólicas vêm sendo utilizadas de muitas formas para ressaltar ou valorizar composições tanto doces quanto salgadas - desde a básica marinada até o flamejante flambado. Praticamente já há alguns séculos, diferentes bebidas alcoólicas são empregadas para amaciar carnes ou saborizá-las: são as já mencionadas marinadas ou vinha d’alhos. Conhaque, cerveja e vinho são algumas das bebidas mais usadas nestes casos. Em preparos, na receita original de strogonoff entra a vodka; o vinho é básico em preciosidades gastronômicas como o Coq Au Vin (um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo - opcionalmente frango), Escalopes de Vitela ao Marsala e Boeuf Bourguignon (cozido de músculo, coxão mole ou alcatra), além de o branco conferir ainda mais personalidade ao risoto logo no início de sua confecção. Há quem até prefira conhaque ou outro destilado no risoto, porém vinho é o que pede a tradição.Um adequado uso para o conhaque é como ingrediente de flambagem, quando ele integra a receita ou a complementa. É o caso de carnes, crepes, molhos, frutas para sobremesa ou guarnição... . Já o rum é a nota fundamental da deliciosa sobremesa Babá ao Rum, um delicado bolinho imerso em calda feita com o destilado e açúcar. E falando em embeber, quem pelo menos uma vez na vida não comeu bolo molhadinho em vinho licoroso, que virou moda entre as mães há algumas décadas? O que se via de criança mais alegrinha em leve pilequinho após degustar uma fatia...Até mesmo a popularíssima cachaça presta-se às lidas da gastronomia: um fio sempre é bem vindo sobre camarões, mariscos e outros frutos do mar antes do cozimento, para abrandar o gosto extremo de maresia. Já na cozinha comum, aguardente de cana é garantia de tentadoras rosquinhas de pinga. Então, saúde! Ou melhor, bom apetite!


RECEITA


Coq Au Vin


Ingredientes


1,8kg de frango; Sal; Pimenta-do-reino; 3 colheres de sopa de manteiga; 100g de bacon em cubos; 4 cebolas pequenas cortadas em quatro; 1 alho porró pequeno cortado em rodela finas; 2 cenouras em rodelas grossas; 3 dentes de alho amassados; 1 talo de salsão picado; 1 folha de louro; 1 colher de sopa de salsa picada; 1 colher de café de tomilho; 1 garrafa de vinho tinto; 2 xícaras de chá de cogumelo; 1 colher de sopa de farinha de trigo; 1/2 xícara de chá de conhaque; 2 colheres de sopa de cheiro verde picado.


Modo de preparo


Corte o frango em pedaços e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo brando a manteiga até que derreta. Aumente o fogo e junte o frango e deixe dourar. Acrescente o bacon e frite bem até dourar, mexendo de vez em quando. Junte a cebola, o alho-porró e a cenoura. Misture bem. Acrescente o alho, o salsão, ao louro, a salsa e o tomilho. Junte o vinho e deixe cozinhar em fogo brando com a panela semi-destampada por 30 minutos ou até que tudo esteja cozido e macio. Retire o frango e os legumes da panela. Cozinhe o cogumelo no caldo. Retire-o e reserve. Junte a farinha no caldo previamente dissolvida no conhaque e sobre fogo brando, mexa até que a mistura tome corpo. Acrescente o frango, o cogumelo, os legumes e deixe aquecer bem. Sirva em seguida polvilhado com o cheiro verde.

0 comentários: